Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

A dona da Daslu presa? Piada da Narcisa, né?

O texto de hoje fala de dinheiro e poder, dois dos três grandes fatores que conduzem a nossa sociedade. A personagem do post, Eliane Tranchesi e não podia ser diferente: na última semana só deu ela e todas as falcatruas em que sua boutique de luxo está envolvida. Quanto a isso, nada de muito novo: minha avó já dizia que a cobiça e ganância são pecados mortais, e que quem mais tem, mais quer ter. C’est La vie, nada de errado nisso, diga-se de passagem.

Cumprindo sentença da 2² Vara da Justiça Federal de Guarulhos, Eliane foi presa sob a acusação “de importação irregular. (...) No esquema, a Daslu seria a responsável pela negociação, compra, escolha e pagamento de mercadorias no exterior e, após tais atos, entravam em cena as importadoras ("tradings"), que eram responsáveis pela falsificação de documentos e faturas destinados a permitir o subfaturamento do valor das mercadorias.” (Folha Online, aqui)

Recaem sobre ela as seguintes acusações: formação de quadrilha, crimes contra a ordem tributária e falsidade material e ideológica, sendo condenada a impressionantes NOVENTA E QUATRO ANOS E SEIS MESES DE PUNIÇÃO, que podem não ser cumpridos devido a um câncer, e mais alguns fatores a listar:


1) Ninguém no Brasil cumpre pena de 94 anos;
2) Nunca vi alguém com DINHEIRO e, conseqüentemente, bons advogados, ficar preso mais de dois meses;
3) Nem Dercy Gonçalves chegou aos 147 anos, idade que teria Tranchesi (53), quando terminasse de cumprir a pena.

Isso sem falar no PODER. Já imaginou o tanto de coisa que Eliane deve saber? Coisas de bastidores, contadas entre uma troca e outra de roupa? Dá-lhe chantagem, pressão, ameaça. Cadeia foi feita para pobre, desinformado e mal-instruído. A prisão da dona da Daslu pela “Operação Narciso” é um grande espetáculo midiático, de uma polícia que quer ser, mas dificilmente será encarada como séria.

Vamos a mais um ponto. Champinha, que matou o casal de namorados Felipe Caffé e Liana Friedenbach foi condenado a 110 anos de prisão. Alexandre Nardoni e sua esposa Ana Carolina Jatobá, SE condenados, à no máximo 40 ou 50 anos por sufocar e atirar pela janela a pequena Isabela. Lindemberg, que matou a ex-namorada Eloá depois de um seqüestro de mais de 100 horas, ficará no máximo de 25 a 30 anos na cadeia.

Na minha matemática é impossível que Eliane Tranchesi seja igual a Alexandre mais Lindemberg. Que Eliane seja tão ou mais delinqüente que Champinha ou perigosa como Ana Carolina. A conta não fecha. Algo está errado em tudo isso. A comparação não é justa, assassinato não é falcatrua e sonegação de imposto.

Sou favorável a uma condenação justa: que seja cobrado tudo que é devido, que multas sejam aplicadas e dependendo do tamanho do rombo e incapacidade de acerto, que a falência do maior templo do luxo no Brasil seja decretada. Seria uma queda simbólica, tipo o inverso da ascensão de um semi-analfabeto, metalúrgico e líder sindicar ao mais importante cargo do país. Nunca antes nesse país...

Eliane esqueceu que mentira tem perna curta, que um dia a casa cai. Entretanto, dinheiro não compra tudo, mas resolve muita coisa. Ela não ficará presa, é certo. Além disso tem o câncer. O dinheiro paga os mais modernos tratamentos, mas não traz de volta a vitalidade de uma pessoa saudável. Não ceifa da morte os já condenados. C’est la vie, de novo. Acontece, fazer o quê?

No país da justiça para quem tem PODER e DINHEIRO, quem tem câncer não é preso. Pode se tratar em casa, longe das condições sub-humanas que existem por trás das grades. Exagero? Queria que fossem contabilizados os doentes terminais espalhados pelos centros de detenção Brasil à dentro. Quantos habeas corpus foram liberados? Quantos morreram sem receber um tratamento que é garantido por lei? A todos esses faltavam PODER, DINHEIRO.

3 comentários:

Anônimo disse...

ai a coisa é mais profunda do que vc possa imaginar...o que esta por tras de tudo isso....

Anônimo disse...

existe uma teoria da conspiracao..minha teoria...e eu nessa teoria explico o por que estao fazendo..e por que fizeram sso com ela..desde 2006/2007. é uma cortina de fumaça...o delegado protogenes...que o diga...rss

Anônimo disse...

Ninguém vai saber a verdade, porque sempre se escondem coisas e há distintas teorias.
Muitos falam sobre a dona deste delivery em jardins mas não todos a conhecem.