Páginas

terça-feira, 17 de março de 2009

Emocione-se

A dica veio do Gustavo Jácome e eu tenho que registrá-la aqui no blog. Still Motion - Photo + Cinema é o nome de uma agência canadense cujo trabalho é de encher os olhos. De lágrimas mesmo!

Quem nunca se viu diante daquela situação entediante que é assistir aquele vídeo-que-não-acaba-nunca de casamento, aniversário ou formatura? E aquelas fotos caras e bocas, totalmente previsíveis, montadas dos books de 15 anos? Bocejos e mais bocejos at infinitum.

E se eu cantar que tudo isso que essa agência vem fazendo, quase foi o tema da minha monografia em 2006? Sim! Eu queria prôpor uma nova forma de vídeo de casamento, que explorasse o conteúdo da forma mais original possível. Que tivesse emoção em altas doses, da trilha sonora embaladando o discurso. Por preguiça desisti desse projeto e preferi trabalhar com o que eu estava diretamente envolvido no momento: a assessoria de imprensa da ONG Instituto Serginho e a influência da espetacularização da morte do jogador do São Caetano nas suas atividades diárias.

Não estou contando isso para me vangloriar, para dizer que tive a idéia antes deles, mesmo porque isso pode não ser verdade e tampouco importa, afinal quem está de fato produzindo e ganhando dinheiro com isso são eles, e não eu. Aliás, isso só reforça uma coisa que ouvi dia desses: em um mundo de mais de seis bilhões de pessoas, não existe nada que nasça sozinho, nenhuma idéia tão original que seja concedida apenas a uma pessoa. É bem provável que no tempo em que você pense em algo, outras tantas pessoas tenha o mesmo pensamento. A diferença entre quem faz e quem não faz sucesso, está justamente na ação, na atitude, em tirar tudo do mundo imaginário e colocar em prática.

Eles colocaram e de uma forma sublime. Estou viciado no blog da agência e me inspiro sempre em seus vídeos e fotos. Se a persuasão vem pela soma da emoção e razão, ponto para a Still Motion que consegue imprimir e captar o casamento perfeito desses elementos, sem clichês, pré-conceitos e fórmulas estabelecidas. Abusando de uma linguagem cinematográfica com tomadas e sequências rápidas, ágeis, o filme prende a atenção de qualquer um sem o mínimo esforço. E assim consegue a proeza de arrancar lágrimas de quem sequer conhece os protagonistas em cena. Dúvida? Acha que é mais um de meus exageros? Peguei no youtube a primeira opção que apareceu da busca por "Vídeo de Casamento". Assista e veja se não é parecido com tudo o que você já viu a esse respeito. TEDIANTE, CHATO, ARRASTADO. Depois assista o vídeo da Still Motion. Deixo todas as considerações por conta de vocês!

EXEMPLO DE VÍDEO CONVENCIONAL:



EXEMPLO DE VÍDEO STILL MOTION:


Kimberley + Trevor's SDE from StillMotion on Vimeo.


O site deles: http://www.stillmotion.ca/
O blog deles: http://www.stillmotion.ca/blog/
A página com os vídeos deles: http://vimeo.com/user403001

2 comentários:

::: Luiz AOR ::: disse...

Fud*
mais um blog para acompanhar... rs
mas ADOREI..
passarei por aqui sempre..
bjao e parabens

Anônimo disse...

Em outras palavras, case com direcao de arte!