Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Foto Encontro

02/04/2009

(Em cena duas mulheres e três homens. Bela é esbelta, Tetê gorda. Um nerd de óculos fundo de garrafa e blusa xadrez. Um gay (Phil) não muito extravagante mas com cinto e outros acessórios chamativos - ah! E alguns trejeitos também. Alex é calvo, machão. Eles estão posicionados para uma foto. Toda a cena se desenvolve nessa posição)

BELA: Minha turma resolveu se encontrar. Quinze anos que não vejo ninguém e aqui estou eu ao lado de pessoas que definitivamente desconheço. Em algum momento achei que conhecia cada uma delas, hoje tenho plena certeza de que essa é mais uma das utopias em que queremos acreditar. No fundo não conhecemos ninguém e basta um distanciamento para que isso fique claro. Estamos aqui tentando tirar uma foto de todos reunidos...
NERD: Você está de quantos meses? (diz interrompendo)
TETÊ: Não estou grávida...
NERD: Ah... (olhar constrangido. Silêncio)
BELA: Nossa, quinze anos! Parece que foi ontem que terminamos o terceiro ano. E vejam vocês, já se foram também os anos da faculdade, as especializações... Estamos mais bem sucedidos, mais sérios...
PHIL: Mais velhos, mais mal-cuidados, mais gordos...
(Nerd ri. Tetê olha de novo para ele, que sorri sem graça. Silêncio)
TETÊ: Eu queria mesmo ver todos vocês! Tenho tanta saudade... das viagens que fazíamos, da troca de bilhetinhos, do recreio, até de coisas menos legais, como as broncas do diretor, das aulas chatas de matemática e física, das conversas paralelas na aula de biologia e inglês.
ALEX: Eu não sinto saudade de nada disso!
TETÊ: E veio por quê? Não entendo... se não sente falta, o que espera de um reencontro como esse?
ALEX: Não disse que não sinto falta de vocês... só não tenho saudosismo de uma época em que éramos inocentes, pobres, bobos, infantis... Olhem para todos o que aqui estão! Cada um seguiu um rumo, estão mais felizes, mais bem resolvidos.
BELA: E se tudo for aparência? Se no fundo não estivermos tão felizes assim? Você não sente falta da época em que não se preocupava com as contas, em que sua única preocupação era com as provas surpresas, com a nota no boletim? Eu queria poder voltar e ser inocente de novo...
NERD: Uma coisa fica disso tudo. Me sinto melhor do que naquela época. Vocês podem não lembrar, mas muitas vezes riram de mim. Se sentiram no direito de caçoar dos meus óculos fundo de garrafa. Muitas vezes voltei para casa triste, infeliz por não pertencer ao grupo dos bonitões e bons de bola.
TETÊ: Isso nunca aconteceu, João!
NERD:Aconteceu sim! E foi preciso muito tempo para que isso deixasse de influenciar na minha vida. Nunca fui um cara muito seguro, minha timidez sempre foi mais forte do que o que eu tinha de melhor. Por isso hoje lido muito melhor com as máquinas...
PHIL: Virou uma terapia isso aqui, hein? Vou aproveitar então e jogar a bola para cima de vocês... Vejam, todos barrigudos, ficando carecas... Casados, com filhos...
ALEX: E você solteirão... E a namorada Phil (com ar irônico)?
PHIL: Namorada, Alex? Honestamente seu sarcasmo não me surpreende, mas a sua cegueira é novidade. Mas ao contrário daquela época, não tenho mais qualquer problema com minha homossexualidade.
TODOS: Ohhhh! (bochichos na mesa)
PHIL: Que ar de surpresa é esse? Como se vocês não comentassem por trás e muitas vezes na minha frente. Todos barrigudos, mal –acabados... E a bixa aqui em forma!
NERD: Não se trata disso Phil. Você sempre muito enérgico....
PHIL: E vocês muito preocupados... Mas vamos lá... Se as pesquisas estiverem corretas, de 10 a 20 % da nossa sociedade é gay. Sendo assim, acho interessantíssimo que aqui, hoje, com mais de 40 pessoas, eu seja a única bixa. Ou as estimativas estão erradas, o que eu não acredito, ou tem muita gente no armário...
BELA: Menos Phil...
PHIL: Vou jogar merda no ventilador...
ALEX: Você está bêbado! Cala a boca e senta aí...
TETÊ: Deixa ele falar...
PHIL: Com medo Alex? (olha para ele). Continua uma futriqueira, hein Thereza? (diz olhando para ela) Calma, colegas! Foi só uma brincadeirinha! Vejam vocês, como sou bem humorado. O que antes fazia todos vocês rirem entre uma e outra insinuação, agora os apavora! (olha de novo para Alex). Quero ver aqui quem é homem agora para me chamar de viado.
BELA: Uma salva de palmas para o seu showzinho. Militância barata, gratuita. Okay, você assumiu e chamou todos de preconceituosos. Me incluiu numa lista da qual jamais fiz parte...Entendo que os comentários maldosos de antigamente, podem ter feito desse momento único e extremamente prazeroso para você Phil...
PHIL: E você não imagina o quanto...
BELA: Mas você já parou para pensar que podemos estar arrependido de atitudes que tomamos quando éramos mais jovens? Quem nunca se arrependeu de algo que fez, no minuto seguinte? Me diga Phil, você já não julgou e se sentiu um crápula por isso?
PHIL: Bela, eu não estava me referindo a você...
BELA: Estava se referindo a todos. Você veio com um pré-conceito, com julgamentos formados, com um texto pronto, burro, ignorante. Perdeu a chance de se surpreender... mas sempre é tempo. Não aja como agiram com você. Não tape seus olhos para a diversidade, seus ouvidos para o respeito... e mostre que você continua sendo um cara bacana...
TETÊ: Isabela como sempre arrasando nos textos...
BELA: Obrigado Tetê!
NERD: Estamos mais gordos ou mais magros, mais bonitos ou feitos, inteligentes ou burros. O tempo passou e continuará passando. E daí? A beleza se esvai, basta malhar para ficar em forma. Mas e aquela amizade gente? Beleza atrai, mas conteúdo convence.
TETÊ: Verdade! Eu estou gorda, mas sou feliz.
PHIL: E eu sou gay e muito feliz.
ALEX: Eu estou casado, careca... Não tenho do que reclamar.
NERD: Eu sou um cara de sucesso, respeitado na minha área. Trabalho sempre muito feliz.
BELA: Cada um da sua forma, somos felizes. Ninguém aqui é uma unanimidade. Com defeitos e qualidades continuamos felizes.
TETÊ: Exceto quando eu vejo uma magra comendo um x-tudo. Se ela PODE (IMITANDO A MULHER DO ZORRA TOTAL), porque eu não posso? Me dá uma raiva...
PHIL: E quando eu lembro de quando me chamavam de mulherzinha... aí eu fico puto da vida... Viro macho, sabe? Quero dar... Porrada! (IMITANDO PERSONAGEM DO CASSETA E PLANETA)
ALEX: E quando dão em cima da minha mulher?
NERD: E se mexem na programação que eu fiz sem pedir minha autorização...
TETÊ: Eu gosto muito de ser quem eu sou. Acho uma delicia e me divirto com a experiência que eu tenho adquirido ao longo desses anos. Olho para trás e lembro do primeiro beijo, da primeira transa, do primeiro fora, do primeiro salário...
BELA: Do primeiro silicone.
PHIL: Do primeiro cheque.
NERD: Cheque?
PHIL: É, cheque... abafa!
ALEX: do primeiro porre, da primeira ressaca...
BELA: Um brinde a nossa turma!
TETÊ: Bela como sempre juntando todo mundo!
PHIL: Uma gorda baba-ovo , um viado glamuroso, um careca machista, um nerd alienado e uma idealista salvadora da pátria!
TODOS: Phil!
PHIL: Gente, não posso brincar?
NERD: Brincar com o defeito alheio... onde já se viu?
PHIL: E onde ser gay, gorda, careca, nerd e idealista é defeito?
(Todos sorriem)
BELA: Vamos, digam xiiiissss
TETÊ: Xisss....tudo!
PHIL: xisss... sele Bundchen (faz uma pose de modelo)
ALEX: Xisss.... Ixi, só eu não sei o que falar com Xis... Ah já sei... Xiiiiirannha
NERD: Xiranha? O que é isso?
PHIL: Começou a baixaria... Melhor não saber...
ALEX: Só porque você não gosta, Phil...
TETÊ: Não gosta de quê? Eu também não sei o que é xiranha... é de comer?
ALEX: Opa.... (rindo muito)...
PHIL: Esquece Tetê! O Alex que é um idiota....
TETÊ: Não, agora eu quero saber... Fala....
ALEX: Xaxá, xavasca, xaraca, xereca, xeca, ximbica, XIRANHA, xuranha, xitera, xota, xoxóta... TETÊ: Credo...
PHIL: Faltou a xana...
TETÊ: Porque você tem que ser sempre tão desagradável em Alex?
BELA: Olha lá, já vai disparar... digam Xis....
TODOS: XISSSSS

Nenhum comentário: