Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

Orgulho

Tenho orgulho da minha família, do meu trabalho, do que produzo. E isso é uma coisa que me deixa feliz: ter do que me orgulhar! E aí vem a coisa mais estranha do mundo, se dizem que sou uma pessoa “orgulhosa” fico inconformado com a forma deturpada como sou visto por algumas pessoas.

“O que você fez hoje para se sentir orgulhoso?”, pergunta em “Proud” a cantora inglesa Heather Small (clipe abaixo). O pride vem aí e bandeiras são estendidas, milhões são contabilizados... tudo em nome do mesmo sentimento. Orgulho de ser um bom filho, um bom irmão, um bom primo, um bom neto, um bom sobrinho, um bom amigo, um bom jornalista, um bom analista de marketing, um bom escritor, um bom roteirista, um bom amante, um bom namorado, um bom companheiro e mais um montão de outras coisas. Orgulho de ser o que eu sou, sem falsa modéstia.

A frase “tenho orgulho de você” envaidece qualquer pessoa, ao passo que “você é orgulhoso demais” enfurece. É a satisfação pela capacidade de realização e, é também, o arquiinimigo do perdão. O bem e o mal, o positivo e o negativo, yng-yang. Como tudo na vida, diga-se de passagem.

Ninguém é tão bom, assim como ninguém é tão mal. Carregamos doses de orgulho, que vão da dignidade e brio à soberba e arrogância. O que nos define é como lidamos com cada uma delas, o que exteriorizamos e aquilo que escondemos.



Hey, me diz aí: o que você fez hoje para se sentir orgulhoso?

2 comentários:

Anônimo disse...

hj foi um daqueles dias...qe eu nao deveria ter saido da cama...as vezes bate uma depressao..que nossa....pra segurar eh complicado..ate super herois..tem seus problemas.:(

Anônimo disse...

preciso voltar a ter orgulho de mim...