Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma manhã cinzenta

O meu prédio amanheceu hoje com mais um suicida para a lista que já continha três nomes. Eduardo, o porteiro, me informou que Alberto tinha 54 anos e uma personalidade perturbada. Como se fosse preciso dizer isso, não é? Ele não dividia elevadores com outros moradores, não entrava na portaria se outra pessoa, além do porteiro, estivesse por lá. Exteriorizava sua loucura, morava sozinho, ninguém deu a devida importância a isso. Até hoje de manhã, é claro.

Alberto para mim não tem rosto, forma, identidade. Embora todos afirmem que eu o conhecia, a imagem que fica em minha cabeça é o que eu vi: um corpo coberto por um fino lençol bege, manchas de sangue, uma fita de isolamento da polícia.

Alberto pulou as 5 e 45 da manhã. Covardia, desespero, idiotice? Tudo isso ou nada disso? Coragem, esperança, inteligência? Vai da percepção de cada um e eu estou longe de  entender uma mente suicida. Amigos psicólogos podem tentar explicar o que leva uma pessoa a por fim a sua vida, enquanto eu fico imaginando a péssima noite que ele deve ter atravessado, os momentos que o levaram até ali.

Ouvi de um morador, horrorizado com tudo aquilo, que o meu prédio tem um astral muito baixo, ruim.  Eu não entendo nada de astral. Acredito no poder da mente, em efeito cadeia. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, e as coisas acontecem em função de cada pequena decisão que tomamos em razão disso. Efeito borboleta, causa-efeito, para cada ação uma reação. Qual a solução para o meu prédio?  Um exorcista, pedras energizadas, Padre Quevedo? 

Da morte de Alberto, dos outros três suicidas, do baixo astral, das mentes perturbadas só resta agora tomar as devidas providências para que dias amanheçam sem corpos estirados no chão. Os moradores alto-astral agradecem. 


 

Um comentário:

Anônimo disse...

ao se falar de suicidio, barra se em dogmas religiosos e preceitos espirituais . comentei ontem a noite em uma reuniao justamente sobre isso. o suicidio. viver a vida nao eh simples nem facil , temos os percalços os problemas as angustias...'poxa nao fale assim..vc eh bonito, tem emprego é isso..e´ aquilo....' mas nao classifique uma pessoa doug, pelo simples que vc enxerga...as coisas sao mais profundas..as entranhas da vida trazem surpresas..e todos nos somos assim...um elo perdido...que tenta se encontrar. acredito particularmente que o suicida é um covarde...embora ja me passou momentos de suicida por nao suportar algumas situacoes da vida...e pode ate ser que eu aceite nesses momentos, o rotulo de covarde. mas tudo é interligado..enegia universal, energia dos pensamentos...forças ocultas. enfim... a vida é e sempre será um misterio.