Páginas

domingo, 19 de abril de 2009

Bastidores

PUTA: Sexo
POLÍTICO (MARCELO): Poder
SOCIALITE (MARIA): Dinheiro
PUTA: Sou a rameira, a puta, a da vida, a quenga...
POLÍTICO (MARCELO): Sei quem sou e sou o cara, cheguei onde sempre quis: no poder! Abaixo de mim muitos, acima de mim, poucos... muito poucos.
SOCIALITE (MARIA): Eu tenho o que eu quero. Vi, gostei, comprei. Quem pode mais? A bonita de corpo que se vende? O que tem poder e manda? Ou eu que tenho dinheiro e compro exatamente o que quero: sexo, poder.

FREDERICO: Eu e o sexo, o poder e o dinheiro. Sou um jovem, filho dela (aponta) para a socialite

SOCIALITE (MARIA): Frederico, quero que você vá agora e seja suficiente claro com o Marcelo. Não o apoiei a troco de nada!
FREDERICO: Não quero me envolver nessa história, mãe!
SOCIALITE (MARIA): Você é parte dessa história. Se eu não tivesse deitado com o traste...
FREDERICO: Precisa sempre falar isso?
SOCIALITE (MARIA): Preciso que você fale com seu pai. Minha loja está sendo investigada pela Polícia Federal. Soube que podem até me prender...
FREDERICO: E o que o papai pode fazer quanto a isso?
SOCIALITE (MARIA): Um deputado federal pode muitas coisas... ainda mais na posição que ele ocupa.
FREDERICO: E você acha que ele te ajudará, mamãe?
SOCIALITE (MARIA): Nem que seja a última coisa que faça...
FREDERICO: Se pelo menos fosse delegado....
SOCIALITE (MARIA): Tampouco importaria. Delegados são subordinados a outros. Seu pai está entre os grandes. E é com eles que irá falar, pressionar. Querem meu sangue, mas não terão. Avise seu pai que eu exijo uma audiência com o ministro e o juiz estadual. Pode ser um jantar ou um almoço, não me importo com horários e lugares. Mas tenho pressa. Agora ande...

FREDERICO sai. PUTA entra. Aponta pra ele e começa a falar

PUTA: Eu conheci ele outro dia mesmo. Era virgem, na primeira tudo muito rápido. Melhor para mim que recebi e ainda ganhei uma gorjeta gorda. Ele veio com um papo de paixão, e eu deixei levar. Faria tudo por aquela gorjeta. Até corresponder a uma paixão, que DEFINITIVAMENTE só existe na cabeça dele. Regra número um de nós putas: dificilmente nos apaixonamos em serviço. Dificilmente quer dizer Nunca. Nunquinha mesmo. Isso é coisa de filme, novela. Não sou uma linda mulher! Sou uma mulher eficiente...
SOCIALITE (MARIA): Eficiente... a puta que eu peguei na cama com meu marido. Foi uma cena trágica!
PUTA: E ela mal sabe que agora quem me sustenta é o filho. Morreria se soubesse.


(Frederico em pé falando com Marcelo que sentado atrás de uma mesa preenchendo papéis)

POLÍTICO (MARCELO): A sua mãe quer o quê?
FREDERICO: Um jantar com você, um ministro do superior e o juiz.
POLÍTICO (MARCELO): Não quer mais nada, não é? Quem a Maria acha que é? A Antonieta reencarnada?
FREDERICO: Recado dado, vou nessa. O que digo a ela?
POLÍTICO (MARCELO): Já vai? Você mal vem me visitar...
FREDERICO: Tenho um encontro agendado...
POLÍTICO (MARCELO): Isso está me cheirando a namoradinha nova no pedaço. Quem é? Quando vai me apresentá-la?

(a luz oscila entre uma cama no centro e duas pessoas em cantos opostos do palco ao telefone)

TELEFONE PAI- Frederico veio aqui agora...
PUTA – Vai, Fred, vai Fred...
TELEFONE MÃE: Se deu conta da importância do recado?
PUTA – Mais fundo Fred, mais fundo Fred... você é demais...
TELEFONE PAI: Sim, tentarei agendar ainda essa semana.
PUTA – Uau Fred, demaissss.....
TELEFONE MÃE: Tentarei não. Quero eficiência...
PUTA – Você é uma máquina, Fred.
TELEFONE PAI – As coisas não são tão simples assim.
PUTA – Isso, isso, vai, oh yessss...
TELEFONE MÃE – Ok, quanto custa? Coloque o preço.
FRED – Vou gozar, vou gozar....
TELEFONE PAI – Entendi a sua urgência.
PUTA - Foram duas horas. São trezentos reais, Fred.

(...)

Nenhum comentário: