Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Estudar Mandarim? Pra quê?

Eu não discuto o óbvio: o inglês de fato é a língua universal. Por enquanto. Alguns apressadinhos entretanto, em virtude da ascensão chinesa à largas passadas, já estudam mandarim acreditando que a médio prazo, esse idioma dominará as conversas internacionais -  o que corresponderia a uma vantagem mercadológia. Eu contesto.

Pode ser uma grande viagem minha, mas a comunicação universal não passa por uma potência econômica. Começa nela, mas não tem fronteira. O idioma pouco importa e no novo paradigma que há de surgir (pelo menos na minha cabeça inventiva) as novas tecnologias e seus códigos binários substituirão as velhas regras gramaticais.

Eu imagino que será mais ou menos assim: eu digito o meu e-mail em português e automaticamente o editor já traduz para o idioma que eu quiser. Eu falo no meu idioma, e um aparelho acoplado ao ouvido do receptor, reconhece, traduz e a mensagem é decodificada e “falada” no idioma escolhido. E por aí vai...

Estudar idioma? Inteligente a curto prazo. Não parece lógico? 

Um comentário:

Anônimo disse...

fico na duvida. aqui em Miami, a proporcao de latinos eh incrivel. nos cafes eles veem falando em espanho 1o...depois em ingles. mas mandarim, eh sem duvida uma opcao. nao que sera a lingua comercial, doominadora. mas se vc quiser, preogredir e fazer negocios com mais de 1Bilhao..vai ter que dominar algumas palavras sim...sexo com china eh bom?