Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Paraíso Tropical delivery!

Eu queria entender de audiência, mas entender mesmo, para achar uma explicação plausível para Paraíso Tropical não decolar no Ibope. A novela é indiscutivelmente boa, a história é bem escrita e amarrada, a direção caprichosa e o elenco afinadíssimo. Mas nada disso tem sido suficiente para dar mais do que os 40, 45 pontos de média no Ibope, um fiasco perto dos 60 da antecessora “Páginas da Vida”, de Manoel Carlos. Um absurdo.

Não sei quanto a vocês, mas bastou um capítulo para eu me esquecer das caricaturas sociais de Maneco e mergulhar no universo da verdadeira classe média carioca, apresentada por Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Troquei o Leblon por Copacabana, a fantasminha-Nanda por Paula, Tide por Antenor Cavalcanti... tudo sem muito pesar (e se quer saber da verdade, não via a hora!).

Paraíso Tropical consegue a proeza de não cair na armadilha dos estereótipos ao retratar, por exemplo, personagens como o casal Antenor e Ana Luísa Cavalcanti. Ela, submissa ao marido se apaixona pelo jovem Lucas, numa história que extrapola a diferença de idade e infidelidade. Antenor, mal resolvido sentimentalmente, trai não apenas por promiscuidade ou machismo. Ele tem a necessidade de levar para a cama seu lado forte e dominador, uma questão de poder. Cada um com seu motivo, cada um a sua maneira, levam seus dilemas e angústias para dentro de nossas casas, sem pedir licença.

Até Paulo Vilhena me agrada. Ele finalmente deixou de ser aquele ator-pé-no-saco-que-interpreta-a-si-mesmo e brilha como o “mauricinho” Fred, em ótimas cenas com Neli (Beth Goulart). Sem falar que ele é o antagonista do casal teenager Mateus e Camila. Historinha água com açúcar, estilo malhação? Não mesmo, pode apostar.

Por essas e por outras que eu queria entender a audiência. O que falta para o Brasil cair nas graças de Bebel “ só na catiiiguria!”, Dinorá e Marion? Delivery, uma das melhores cenas da semana: Camila Pitanga e Wagner Moura - Bebel e Olavo - bem ao estilo "Uma linda Mulher". Texto ágil, provocativo e inteligente. Boa diversão.

"Agora é mais... já tinha encerrado o expediente, você que insistiu..."

Delivery outras coisas que eu não consigo entender:
coisa 1- jurados “Dança dos Famosos”
“Você brilhou, movimentos perfeitos, delicadeza nos passos, tudo muito sutil. Dançou com classe, perfeito, não tem nem muito o que dizer, só elogiar.... Nota NOVE”
coisa 2 - novela das 6
Alguém sabe quem decretou que o horário das seis tem que ser ocupado por novelas místicas, de espíritos ou reencarnação? Chato. Na Record pelo menos o programa religioso ocupa as madrugadas.
coisa 3 - namoro na TV
Os programas se proliferaram e quase todos os canais já têm a sua versão. Mas como pode aquele povo ir procurar relacionamento na TV? Ah não gente... não dá.... é muita necessidade, seca total. Se eu tivesse um ou uma conhecida que participasse daquilo, juro que ia tirar sarro (com razão) para sempre!
coisa 4 - cortes no “Por Excelência”
Não dá pra entender a lógica de quem faz a edição dos blocos e programas do Clodovil na TVJB. Cortam as conversas na metade, não transmitem o resto, mutilam os diálogos... tudo muito amador e desrespeitoso. Tá certo que a emissora é nova e temos que dar um desconto, mas quero ver até quando a paciência do apresentador agüenta. Semana que vem, aposto.
coisa 5 – ex-BBBs
Como as pessoas ainda têm paciência com os participantes do último BBB? Sério, estou com overdose de Alemão, Siri e cia LTDA. E ainda tem CD de um, Playboy de outra, AFF! Deu o que tinha que dar...
Coisa 6 – vocês
Não entendo. Vocês acessam, perdem todo o tempo do mundo lendo um monte de bobeira, uns elogiam no Orkut e no MSN, mas não deixam UM MÍSERO comentariozinho aqui no blog. Longe de ser mal agradecido e de ficar mendigando a atenção de vocês, mas não custa nada, vai... Comenta c*¨$*# !!!

4 comentários:

Anônimo disse...

falaaaaa douglas !!! coitado ninguem escreve aqui, q dó genteeee !!! rs .... mas oq falar das suas postagens vc sabe q sou completamente leigo a esse tipo de assunto, a unica coisa q eu tenho pra falar q vc esta escrevendo super bem to achando o maximo .. continue assim .. vc vai longe garotoooo ... vc sabe oq qto eu estou torcendo pelo seu sucesso, eu mais do q ninguem sei disso neh ?? continue assim como ja disse quero e vou ser o primeiro da fila a aplaudir pelo seu sucesso prifissional ... te adoro garotoooo .. vc vai longeeeeeee !!!!

Anônimo disse...

Também queria entender o porquê da nossa novela não emplacar na audiência.

Como cansamos de dizer: textos perfeitos, atores perfeitos, interpretações perfeitas, autores perfeitos.

Me explica o Jader apaixonado pela Bebel?

Abração amigo, seus textos são ótimos.

Anônimo disse...

Douglas!!!
Hoje é minha primeira vez aqui. Adorei o comentário sobre a novela. A Bebel é tudo mesmo! Adoro! Vc só se esqueceu de mencionar a paixão do povo brasileiro por coisas que não prestam ou que não trazem nada de bom pra nos acrescentar alguma coisa. Não que a novela das 8 da globo seja cultural mas pelo menos é "bonito" de se ver. Não tem coisa melhor do que apreciar Marcelo Antony, Fábio Assunção, Sergio Marone(é assim que escreve?), Maria Fernanda Cândido, Ildi Silva....etc, etc, etc. só olhar mesmo, o jeito de falar deles, como se vestem, tudo. Outra coisa, voltando a falar do povo, quem não ama a Thaís??? Deveríamos gostar da Paula, com sua eterna vontade de mudar o mundo e encontrar o amor perdido. Suspiros e mais supiros... a Thaís não, ela é chique, descolada, quer um homem rico e não um que ame, é a legítima mulher cafageste. É isso que atrai o povo brasileiro, não é a toa que o nosso país está assim, talvez pela sede de sermos iguais aos personagens que admiramos. Deixamos a ficçao, esquecemos o sentido do laser. Quem se lembra da Nazaré? Gosssstoooosa! Era tudo! Enfim, acho que já falei demais!
Adorei Douglas.

Unknown disse...

Douglas Freitas!!! estava sem tmp, mas depois da sua indignação total e com razão vou passar a comentar diariamente... até pq seus textos tem mt dignidade e merecem superrrrr comentários! Parabens Querido!!!

Bjs