Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tenho novos vizinhos

Os mendigos tomaram uma calçada vizinha a minha e é claro que estou incomodado. Agora tenho que andar na rua disputando espaço com carros, motos e bicicletas. O risco é meu, eu sei, mas é que fui educado a nunca entrar na casa dos outros sem ser convidado. Logo, se a calçada foi transformada em quartos, salas e banheiros, só me resta ser coerente com tudo aquilo que aprendi.

É assim que o sistema funciona: a prefeitura sempre empurra o lixo para debaixo do tapete. Por aqui, montaram um forte esquema de policiamento em uma praça ao lado e expulsaram os moradores de rua que lá viviam. Não deu outra: Feito pombas, uma praga, escolheram um outro espaço para fixar moradia, e advinhem só, bem no meu caminho.

O que eu não entendo é que a maioria deles ficam à mercê das intempéries por livre e espontânea vontade. Gostam das calçadas esburacadas, do mal cheiro, das roupas imundas, da cara feia de terceiros. Negam o auxílio da prefeitura - que disponibiliza abrigos até onde eu fui informado - e ainda têm a cara de pau de exigir um trocado a quem ousa atravessar por seus cômodos, uma pedágio diga-se de passagem injusto visto o estado deplorável em que deixam as ruas.

Um comentário:

Jamil Neto disse...

Hummm...acho que até sei de que rua você está falando: Dr. Penaforte Mendes. Certo? Eu passo nela todos os dias na ida e na volta do trabalho. Cada dia pior, lamentável!
Mas é verdade que os que lá moram não querem "ser ajudados". Um amigo meu que trabalhou em uma ONG de moradores de rua me disse que a grande maioria deles prefere mesmo viver nas ruas, em estado deplorável.
Mas realmente, a situação daquela rua tá caótica. Calçada já não existe mais! Triste...