Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Fora do tapete

Kassab finalmente recuou da tal decisão de cortar 20 % da verba destinada à limpeza da cidade. Mesmo sem a adesão de todos os garis, o sindicato mostrou ao prefeito - com um pouco de caos e muita sujeira - que o corte era estapafúrdio e totalmente nonsense: São Paulo precisa é de mais investimentos na área e basta uma caminhada pelo centro ou bairros periféricos para saber disso.

Como já disse aqui no D Delivery!, eu sou entusiasta das Leis Cidade Limpa, Seca e Antifumo. Acho que é bem por aí mesmo, infelizmente: tudo na base da proibição e/ou limitação de direitos. Com o lixo, no meu entendimento, deveria ser a mesma coisa com algo do tipo, jogou no chão? Autuação imediata, multa. Eu sei que um pouco de educação seria suficiente, mas não adianta ser utópico, lições simples de cidadania passam bem longe da formação básica do brasileiro médio. A dor no bolso apertado resolveria, aposto!

E como seria isso? Vamos lá... A princípio começando por bairros pilotos - Jardins, Higienópolis, Morumbi - e importantes avenidas - como a Paulista, Brigadeiro Faria Lima e Berrini. Câmeras seriam instaladas em pontos estratégicos - a maioria já tem - e guardas monitorariam os cidadãos, aplicando quando necessário advertências e multas. Para completar, lixeiras em todos os postes - a exemplo do que já existe na Rua Frei Caneca - e campanhas de incentivo à coleta seletiva e reciclagem.

Será que lanço minha candidatura em 2012?

3 comentários:

Ricardo Campos disse...

Douglas,

Bom senso é um conceito tão amplo, que, de fato, as leis acabam sendo necessárias. Deveriam criar a "constituição das boas maneiras e da convivência". Já quanto a ideia do corte de verbas, sugiram ai em SP para cortarem 1 ou 2% dos desvios de verba pública. Não tenho dúvida que iria sobrar muito mais dinheiro em caixa do que aquele dos 20% da limpeza pública!

Léo Cunha disse...

Penso que multa e algumas outras "coações" são formas de educação também. Com o tempo será visto e sentido que algumas práticas são erradas. Assim como, educando um filho, você o priva de algumas coisas para mostrar que alguma atitude dele foi errada. O caminho é mesmo multa, punições, etc. Infelizmente ainda estamos neste estágio!

Paula disse...

Já ganhou a eleição de 2012!!!!