Páginas

sábado, 2 de junho de 2007

Papagaios delivery!



Hugo Chávez acusou o Congresso brasileiro de agir como um "papagaio que repete o que diz Washington". Isso porque senadores brasileiros assinaram um requerimento com um pedido para que ele devolva a concessão ao canal RCTV, que foi retirado do ar a quase uma semana.

A história é complexa: concessão é concessão , a RCTV não é nenhuma santa (cometeu sérios deslizes) e Chávez muito menos – o canal era o único de oposição ao seu governo. Mas não estou aqui para ser juiz da história, embora considere lamentável e antidemocrática a forma como tudo aconteceu.

O que eu não entendo é o Congresso achar o comentário nada original de Hugo Chávez uma ofensa. Alguém por acaso pediu retratação quando em 1942 a Disney criou o papagaio cheio de malandragens Zé Carioca? Não?!? Por quê?

Porque malandro, beberrão, que não gosta de trabalhar pode, subserviente não. O que vem dos EUA é bacana, uma homenagem! Já o que vem da Venezuela...


Resumindo: Chávez acusou o congresso brasileiro de “piratear” países europeus e os EUA, ao criticar o fechamento da RCTV. Piratas do Caribe. Não, piratas brasileiros. Papagaio de piratas. Lembra do samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense em 2003?



“Nem todo pirata tem perna de pau
Olho de vidro e a cara de mau!
Hoje a coisa ficou preta
Muito preta e com razão
Pirata se queixando de pirata
De terno e gravata na televisão”

delivery Na contramão da cobertura da grande mídia brasileira (anti-chavista), o Observatório da Imprensa trouxe um artigo assinado por Elaine Tavares ("Por que defender a RCTV?", em 08/05/2007, veja aqui) que apresenta razões que justificariam a não renovação da concessão do canal venezuelano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Na época de Zé Carioca, o Brasil se encontrava enamorado dos E.U.A., as relações entre as duas nações criaram laços de amizade profícuos nesses tempos, o papagaio foi uma homenagem ao Brasil, quando pouquíssimos personagens do mundo de Walt Disney tinham uma nacionalidade tão definida. Na mesma época Carmem Miranda estrelava filmes que viajavam o mundo todo as custas de Hollywood e todos amavam a brasileirinha.
Já Chavez, diferentemente de qualquer artista, é o chefe de uma nação, e desrespeita claramente a soberania de uma instituição que nos faz marcantes em nossa democracia, e claro, faz isso em repúdio a uma crítica veemente e razoável do congresso nacional. Apesar de ter poucas esperanças na Venezuela tenhos muitas no meu país, e é bom que o senhor Chavez, controle bem a sua boca grande, poruqe se ele deseja relações estreitas conosco que aceite o poder da democracia que ele tanto quer afogar no próprio país.
O povo da venezuela pode até merecer o fechamento da RCTV, poruqe eles, de fato, são os únicos que perdem, mas nós não lutamos contra a ditatura militar e

Anônimo disse...

elegemos um metalurgico presidente da república em eleições diretas pra ouvir de um cidadão ditador que somos subordinados a alguém.

Ufaaa...

Desabafei...

Amei o blo com a cara nova...
E adoro vir por aqui ler seus textos!

BEijão!

Anônimo disse...

Antes um Chavez fazendo...

q um sonhador sonhando....

Quem nos Dera Chavez aki no Brasil, pra ver se melhorava alguma coisa...

Mas nao.... a pobreza absoluta e a guerra no Rio matam mais por dia do que a guerra do libano interia.

o povo tem o que merece!

falácia por falácia... viva romário com 1000 gols, e viva a novela da rede globo.